ARBox – Design e Desenvolvimento de Unidade de Emergência Médica Móvel

Supporting life together é talvez o slogan que ilustra melhor o mais inovador e ambicioso projeto português na área da emergência médica móvel.

Projecto Arbox.

Breve descrição da empresa/entidade promotora


A Auto Ribeiro (AR) é uma empresa com 40 anos de atividade e referência a nível nacional na construção de veículos de emergência médica. Atualmente, a AR aposta fortemente no design e desenvolvimento de produto. A I&DT realizada pela AR tem contribuído para a inovação incremental das ambulâncias de emergência médica e das ambulâncias de transporte. A estratégia da AR, considerando as alterações legislativas e comerciais, passa por manter uma aposta muito forte na inovação visando o desenvolvimento disruptivo de novos sistemas de emergência médica móvel. Visando o cumprimento destes objetivos estratégicos a AR, promotor líder, em parceria com a Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) da Universidade de Aveiro (UA) e o INEM, constituiu um consórcio para enquadrar o projeto ARBox - Design e Desenvolvimento de Unidade de Emergência Médica Móvel.

Para além das competências da AR, este consórcio integrou competências na área da emergência médica (INEM) e na área da investigação e desenvolvimento (ESAN - UA), combinando valências de design industrial, de engenharia mecânica, de engenharia dos materiais e engenharia dos sistemas de comunicação e informação, entre outras.




Descrição do Projeto

O projeto ARBox desenvolveu inovadoras unidades de emergência médica móvel, e surgiu no momento em que se operou uma profunda remodelação no enquadramento europeu sobre transporte de doentes. O projeto foi liderado por uma forte inovação pelo design, alicerçada em modernas e avançadas soluções ao nível dos materiais, ao nível dos sistemas mecânicos e mecatrónicos (sistemas técnicos), ao nível estrutural e ao nível dos sistemas de comunicação e informação.

Apoio

Este projeto foi apoiado pelo COMPETE no âmbito do programa de incentivos à I&DT (Projetos de I&DT Empresas em Co-Promoção) contemplando um montante elegível de 1,7 milhões de euros, correspondendo a um incentivo de 1 milhão de euros.

  • Compete - Programa Operacional de Factores de Competitividade
  • QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional
  • União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Objetivos do projeto


Aspectos como nível de conforto, de segurança e acessibilidades, juntamente com a prestação de serviços médicos polivalentes, são algumas das áreas técnico-funcionais que foram abordadas com o objetivo de se construir um novo paradigma da emergência/assistência médica móvel.
O projeto ARBox configurou-se de forma a antecipar as exigências futuras dos mercados.

Projecto Arbox.

Tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto


Baseado num forte conhecimento da realidade internacional, em matéria de emergência médica móvel, o Consórcio, com base na definição de um quadro de referência conceptual, desenvolveu um conjunto de atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico que levaram à construção, prototipagem e testes de múltiplos sistemas, que passaram, após a devida certificação, a constituir as novas unidades de emergência médica móvel.

Testemunho

Segundo Vitor Ribeiro (AR), um dos coordenadores responsáveis, "a importância deste projeto e o apoio do COMPETE, possibilitaram a criação de novas unidades de emergência médica móvel inovadoras - uma espécie de bandeira da saúde - para que futuramente as características deste tipo de equipamentos reforce a confiança dos utilizadores, doentes e técnicos de saúde, e sejam caracterizados por um alto nível de performance, segurança e usabilidade. Este projeto vai reforçar a competitividade nacional, sendo indispensável para o sector da transformação de veículos.”